segunda-feira, 13 de junho de 2011
terça-feira, 7 de junho de 2011
Ética Hacker e Software Livre
Sempre ouvir dizer que um hacker aproveita do seu conhecimento para utilização, muitas vezes, de forma criminosa. Acessam outros computadores e coletam informações que não lhes dizem respeito e aproveitam disso para se beneficiar de alguma forma. Puro engano!
A palavra hacker surge no meio das programações de computador para designar aqueles que se dedicam com entusiasmo ao que fazem nesse campo. Acreditam que o compartilhamento de informação beneficia a sociedade como um todo. Portanto os hackers compartilham suas experiências e software livre, facilitando o acesso à informação. Pois nada melhor do que a troca de informações que só vem enriquecer, cada vez mais construção coletiva do conhecimento.
Quanto mais elas circulam e são trocadas, mais a criação é estimulada.
“Himanen destaca sete as principais características do trabalho dos hackers: paixão, liberdade, valor social (abertura), ética (ética da rede), atividade, participação responsável e criatividade, todas elas devendo estar presentes nos três principais aspectos da vida: trabalho, dinheiro e ética da rede”. (HIMANEN, 2001, P. 125-127).
terça-feira, 31 de maio de 2011
Cibercultura
Diante de tantos avanços no mundo tecnológico, hoje já não é mais possível pensar em alguma atividade educacional ou em outras atividades, sem estar fazendo uso desse mundo. A cibercultura nos mostra bem como é esse universo, pois possibilitam a interação das redes sociais, não só aproximando pessoas, mas trazendo conhecimentos e saberes, a exemplo disso é a difusão do Ensino a distância.
domingo, 22 de maio de 2011
Saber Comum:
O texto alerta para a importância da criação de espaços, onde pessoas com interesse comum fazem contribuições voluntárias, produção colaborativa, com seus conhecimentos, gerando assim um conhecimento maior e mútuo. E essas informações não possuem caráter único, podendo ser alterado por todos que tenham contato com elas, tendo em mente que o esforço é para uma sociedade melhor e que todos possam compartilhar dessas informações, pois como o próprio texto diz: informação, conhecimento e cultura são “bens públicos”.
sábado, 21 de maio de 2011
Roteiro HQ
EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS –EDC287 PROFESSORA ADRIANE LIZBEHD HALMANN | |||
PRODUÇÃO DE CONTEÚDOS DIGITAIS – ROTEIRO DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS | |||
ROTEIRISTAS: Tereza Queiroz, Marcos Pessoa e Rolando Pecoraro | TÍTULO: O MassaMola | DATA: 20/05/2011 | |
AÇÃO Primeiro quadrinho: Vê-se um sistema massa-mola em repouso (a massa dormindo) sobre uma superfície horizontal de uma mesa em um laboratório de Física. | TEXTO Legenda(1) – Título “O MassaMola” Legenda(2) – “No laboratório, o sistema massa-mola está em repouso sobre uma superfície plana e horizontal.” Massa – “ZZZZZZZ!!!!!” | ||
Segundo quadrinho: Surge uma mão e toca a massa, acordando-a e iniciando o deslocamento. | Legenda – “De repente, o físico começa a deslocar a massa.” Massa – “Hãn!!, Hãn!!” | ||
Terceiro quadrinho: A mão empurra a massa animada em direção ao ponto fixo da mola, à esquerda do plano. | Legenda – “O deslocamento no sentido do ponto fixo da mola ideal faz com que ela seja comprimida.” Massa – “OBA! Vai começar o passeio!” | ||
Quarto quadrinho: A mão leva a massa ao limite do ponto fixo. A massa percebe a pressão da mola sobre ela. | Legenda – “Armazenando energia.” Massa – “A mola está cheia de energia potencial elástica!” | ||
Quinto quadrinho: A mão liberta a massa, iniciando o movimento oscilatório, empurrando a massa no sentido contrário(direita). | Legenda – “Como a energia potencial está concentrada na mola e a energia cinética está concentrada na massa, ao ser libertada...! Massa – “YUPHIII!!!!” Onomatopéia– “TOINHHH!!!” | ||
Sexto quadrinho: Continua o movimento oscilatório. A massa está se divertindo. | Legenda – “...ocorre a transformação de energia potencial em energia cinética, iniciando o movimento oscilatório.” Massa– “EBAHHH!!!” | ||
Sétimo quadrinho: Continua o movimento oscilatório. A massa está se divertindo. | Legenda – “Até uma posição oposta à do ponto fixo.” Massa – “Como é veloz!!” Onomatopéia– “ZUMMMM!!!” | ||
Oitavo quadrinho: No outro extremo, à direita do plano, a massa sente a pressão da mola sobre ela e se assusta. | Legenda – “Onde a mola é deformada em seu limite, armazenando energia.” Massa – “A mola está cheia de energia potencial elástica, de novo.” Onomatopéia– “TOINHHH!!!” | ||
Nono quadrinho: Continua o movimento oscilatório. A massa está se divertindo. | Legenda – “E retorna, continuando seu movimento oscilatório.” Massa – “Brincaria assim a vida toda!” | ||
Décimo quadrinho: Continua o movimento oscilatório. A massa está se divertindo. | Legenda – “Porém, devido ao atrito da massa com superfície da mesa,...” | ||
Décimo primeiro quadrinho: Neste momento percebe-se que a massa não atinge o ponto fixo da mola, pois o processo está perdendo força devido ao atrito da massa com a superfície da mesa. | Legenda – “...o movimento oscilatório vai diminuindo... | ||
Décimo segundo quadrinho: O movimento oscilatório vai gradativamente enfraquecendo. | Legenda – “...diminuindo...” | ||
Décimo terceiro quadrinho: O movimento oscilatório continua enfraquecendo gradativamente. | Legenda – “...diminuindo...” | ||
Décimo quarto quadrinho: O movimento oscilatório cessa e faz com que a massa pare. | Legenda – “...até parar.” | ||
Décimo quinto quadrinho: Todo o sistema massa-mola volta ao seu estado inicial de repouso (a massa dormindo). | Legenda – “E voltar ao seu estado de repouso.” Massa – “ZZZZZZZ!!!!!” FIM | ||
Décimo sexto quadrinho:Créditos das imagens. | Legenda – “Créditos da imagens:”... | ||
domingo, 15 de maio de 2011
A Nova Relação com o Saber
Essa relação com o saber nos dar possibilidades de inserção nesses programas digitais, ou nos programas disponíveis na rede. Esses são facilmente reproduzíveis e transferíveis, proporcionando uma troca permanente de informações e conhecimentos, de modo que possibilitam a implantação de um círculo virtuoso de produção coletiva entre numerosos indivíduos. Assim, aumenta o potencial de inteligência na construção de novos espaços do conhecimento. Aonde a junção da idéia de um, com as de outros, vão formando essa grande rede que é hoje.
Como disse Pierry Levy “Que a maioria das competências adquiridas por uma pessoa no início de seu percurso profissional estarão obsoletas no fim de sua carreira”. E realmente estarão mesmas, diante de tantos avanços e inovações, que o mundo tecnológico proporciona a cada dia, faz com que os nossos conhecimentos sejam ampliados. Segundo o maior educador santanense, Monsenhor Félix, nos dizia que: “precisávamos correr muito para ficar no mesmo lugar”.
Laboratório, espaço de que?
Segundo o texto E a gora, Professor? Em décadas passadas o laboratório nas escolas servia apenas de provação das leis científicas. E com o passar do tempo percebeu-se que a escola não era mais o único lugar da construção do saber, do conhecimento e que o mundo fora dela tornou-se muito mais atrativo e interessante. Com isso novos paradigmas foram surgindo quebrando os velhos conceitos.
Hoje em dia o laboratório de ciências tem por finalidade criar um ambiente de aprendizado que potencialize a formação de noções e mesmo a construção de conceitos científicos. Dentro dessa perspectiva, priorizar metodologias que contemplam a vivência do estudante e que propiciam atos reflexivos e construção de linguagens, condições indispensáveis na formação de conceitos, dentro de uma pedagogia de construção do conhecimento.
Para que o professor possa sair dessa condição de mero transmissor de conhecimento, e passar para professor pesquisador é preciso investir consistentemente em cursos de atualização e aperfeiçoamento contínuo em Ensino de Ciências. De modo que essas mudanças alcancem verdadeiramente a sala de aula e transforme-a no tão sonhado Espaço-Laboratorial. Para que todo conhecimento esteja sempre disponível quando necessário.
Fonte: Texto E agora, Professor? Laborciência Editora. 1997.
sábado, 14 de maio de 2011
Relato
Diante de tantas inovações que as mídias tecnológicas vêm oferecendo, sempre me interessei por procurar aprende-las, mas com certo receio, pois, ficar diante de um computador com tantos ícones para clicar! Ficava um tanto insegura, mas ao mesmo tempo procurava aprender o mínimo que fosse.
Com o início do curso, fui buscando um pouco mais de conhecimento nessa área, porém ainda não estou segura quanto ao seu uso. Entretanto, com a introdução da disciplina Educação e Tecnologias Contemporâneas, e dos estudos dos textos indicados, foi abrindo um leque maior na busca desse conhecimento.
Principalmente na terceira semana de aula, devido à inserção das aulas práticas, saindo da abstração foi bastante proveitosa. De forma que, as aulas aplicadas pelos monitores, além de acrescentar um novo despertar muito mais significativo e desafiador, foram fundamentais nessa construção dos novos conhecimentos.
Embora, sei que posso melhorar a cada semana, continuando com as leituras indicadas, além, é claro, das aulas práticas. Pois, sabemos que nossa formação é contínua, e precisamos estar sempre inovando frente aos novos desafios que a própria matéria requer. Esse é o caminho para está “antenada” com os meios tecnológicos.
quarta-feira, 11 de maio de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)

















