domingo, 15 de maio de 2011

Laboratório, espaço de que?

Segundo o texto E a gora, Professor? Em décadas passadas o laboratório nas escolas servia apenas de provação das leis científicas. E com o passar do tempo percebeu-se que a escola não era mais o único lugar da construção do saber, do conhecimento e que o mundo fora dela tornou-se muito mais atrativo e interessante. Com isso novos paradigmas foram surgindo quebrando os velhos conceitos.
 Hoje em dia o laboratório de ciências tem por finalidade criar um ambiente de aprendizado que potencialize a formação de noções e mesmo a construção de conceitos científicos. Dentro dessa perspectiva, priorizar metodologias que contemplam a vivência do estudante e que propiciam atos reflexivos e construção de linguagens, condições indispensáveis na formação de conceitos, dentro de uma pedagogia de construção do conhecimento.
Para que o professor possa sair dessa condição de mero transmissor de conhecimento, e passar para professor pesquisador é preciso investir consistentemente em cursos de atualização e aperfeiçoamento contínuo em Ensino de Ciências. De modo que essas mudanças alcancem verdadeiramente a sala de aula e transforme-a no tão sonhado Espaço-Laboratorial. Para que todo conhecimento esteja sempre disponível quando necessário.  

Fonte: Texto E agora, Professor? Laborciência Editora. 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário